Tunísia

Home // Inspiração

Tunísia

A revolução chegou de vez. Com o turismo representando cerca de 8 % do PIB  e uma área menor que o estado de São Paulo, a Tunísia recebe por ano cerca de 7 Milhões de turistas , principalmente vindos da Europa. Um país acolhedor , pacífico , com lugares idílicos e culinária diversificada e sensacional.



Túnis, tem 2 milhões de habitantes, uma cidade estruturada onde o caos do trânsito organizado encontra-se com a paz de hotéis charmosos, vielas, sítios arqueológicos como Cartago e o JetSet tunisiano que não deixa a desejar. Um incrível local onde 55 % da população é jovem.

Do aeroporto de Tunis ao bairro residencial são cerca de 35 minutos. Reserve antecipadamente os transfers e tours agendados ou pelo menos pré-agendados (Dúvidas? Fale conosco...). O metrô é inexistente na capital e os táxis nem sempre confiáveis, porém a cidade é segura e o povo simpático e bacana. O francês é amplamente falado.



Além do turismo, o país que é banhado pelo Mar Mediterrâneo, vive do setor de serviços e de atividades agrícolas. O Brasil importa de lá fosfato que é muito forte no comércio exterior  deste simpático país africano e o futebol é também adorado por lá.

As principais cidades e sítios do país estão espalhadas pelo território e há atrações, paisagens, tours e visitas para todos os gostos e bolsos. O interior da Tunísia é mais típico e  peculiar.



A Tunísia tem praias, ilhas, desertos, compras, badalação, natureza, grandes centros, história, sítios arqueológicos e muito mais. Tem traços do império romano como o famoso parque de Cartago que fica no bairro homônimo ou mesmo nas ruínas do parque arqueológico de Sbeitla.

É muito comum durante a viagem deparar-se com medinas, fortes, castelos, ruínas e parques. Lindos e inesquecíveis. Prepare a sua máquina fotográfica, este destino tem muitas facetas, diferentes ângulos e você voltará encantado(a) de lá. Detalhe, os pacotes para Tunísia tem preço bem acessível.



Boa parte de seu território tem desertos como os de Douz e Tozeur que fazem parte do Saara e tem suas cidades estruturadas para o turista.

Visite Kairouan a 4ª cidade do Islã , Ong Jmel local de algumas das filmagens de Star wars, o bairro tradicional  de Sid bou Said em Túnis, faça passeios em 4x 4 no deserto, coma muito bem em ótimos restaurantes e não pagando muito, conheça as medinas e hotéis de charme, visite museus  muito interessantes, experimente um passeio de balão junto ao deserto, descubra o mercado de tapetes e o interior da Tunísia típica com planícies, vales e montanhas indescritíveis, passe pelos cassinos, faça o passeio de trem de Lézard rouge e muito mais.


 
Impressiona como pode-se ver diferentes paisagens, formas e belezas tão distintas. É um destino para se quebrar paradigmas e se visitar antes de morrer, com certeza.

### Enogastronomia

Em Tunis, perto de medinas , num bairro central e escondido entre ruelas fica o restaurante Dar Jehab com arquitetura típica, lindo  e com gastronomia e ambiente de primeira. Um 5 estrelas com exclusividade e diversidade. Há pratos para todos os gostos com destaque para os com carneiro. Ao final de sua refeição deguste o licor de tâmara que é digestivo.



Comidas típicas da Tunísia: arisa, a olho nu parece a italiana sardella, porém é picante e com sabor diferente. O famoso Brik: é um delicioso pastelzinho com recheio de carne ou ovo. Há versões maiores.

Os doces tunisianos são deliciosos e com pouco teor de açúcar, na medida. Lembre dos doce árabes, diferentes e caem como uma luva pra gente e podemos comer muitos. Em Tunis imperdível a visita à pastisserie Madame Zarrouk que tem 11 unidades espalhadas pela Tunísia e França. Imbatível.



Dica de verão

Hammamet -  a praia dos endinheirados e jovens da Tunísia e Europa é o balneário de Hammamet. Distante a apenas 60 kilometros de Tunis, é a Punta Del este  da Tunísia é a Ibiza da Tunísia. Hotéis descolados, restaurantes, compras, uma bela marina, medinas  com visuais lindos, boates, e beaches clubs são alguns dos atributos deste destino que onde mesmo tempo convivem a calma e descanso mais a agitação.



TOUJANE - Vilarejo

Dicas

- O dinar moeda local vale pouco. Pra referencia 1 euro compra 1,947 dinares. As gorjetas de 2  dinares estão boas e satisfatórias.
- Táxis custam barato também porém lembre que deve ? se falar um pouco de francês. Em centros como Tunis fique de olho taxímetro, nem todos os taxistas são confiáveis . GPS não funciona bem no país. Procure agendar seus passeios e tours  com uma agência no Brasil.
- O jantar é mais comum entre 19 e 20 horas. Em centros mais ? ocidentalizados ? como Tunis , Sousse ou Hammamet pode- se comer mais tarde.



A Experiência no Deserto:

- Os desertos na Tunísia fazem parte do maior deserto do mundo , o famoso Sahara  ou mesmo Saara. Destaque pra Douz e Tozeur . Uma e outra cidade tem certa distância  porém são pontos de partida para tours e experiências memoráveis. 
- Dunas, paisagens, céus, animais ,montanhas  e até salares como o de  chot El jerid fazem parte de algo que somente ao vivo é possível conferir e ver o quão pequenos somos diante da gigantesca Natureza .
- De Tozeur  pode- se visitar o antigo  e enorme lago salgado de sélhama que hoje está seco e viro um amplo salar que se mistura na paisagem desértica com lindas montanhas planícies ao fundo.
- Da mesma Tozeur que é uma pequena cidade junto ao deserto parte um lindo passeio de trem com linha da época do império turco- otomano que paralelamente tem uma linha férrea que transporta fosfato



Acampamento de luxo Yadis

Distante cerca de duas horas de Chenini , uma cidade ? vilarejo turístico, localizado o Yadis, hotel que é um acampamento de Luxo num oásis em meio ao deserto.